7/02/2012

Congelamento - 1° Capítulo

Compartilhe...
Atendendo a pedidos dos leitores, postarei mais à respeito de congelamento de alimentos.

Já demonstrei algumas vezes aqui no blog nos meus textos o quanto o freezer é válido la em casa.

Acho que a postagem principal até o momento sobre esse tema, foi quando ensinei a congelar bifes em aberto. Aqui oh


Também achei útil, compartilhar que é mais econômico comprar o bacon em pedaços ou fatias, e fazer os cubos em casa e congelar, como postado aqui


O grande trunfo do freezer não é apenas congelar produtos já vendidos congelados no mercado, ou aproveitar a promoção de carne do açougue, mas também adiantar a vida da mulher moderna congelando pratos prontos, ou semi prontos.

Pensa ai que facilidade: Sobrou do jantar a quantidade para apenas uma porção, e vcs são um casal. Guarde essa porção montadinha como uma marmita, pode ser útil para seu marido jantar naquela noite que vc ta com uma forte enxaqueca, cólica, enjoada, ou simplesmente quer a noite de folga.
Isso muito funciona em casa!


Várias marmitas congeladas tb são uteis para quando vc se ausentar de casa por trabalho, ele não sujará seu fogão tentando fritar um ovo sozinho, nem sua sogra vai achar q vc é uma má esposa...rs

Ou quando passarão um fds na casa da praia e vc não quer nem pensar em cozinhar, leve todas as marmitinhas prontas, descongele no microondas e garanta refeição saudável longe de casa. (não é assim que se faz com filhos pequenos? pq q a gente tb tem que abandonar a alimentação saudável e com procedência certa?)

Também é legal, se programar.


Ligará o forno para assar uma torta? Dobre a quantidade, asse, corte metade, e congele para uma próxima vez. 

Vai refogar carne moída? dobre a quantidade, refogue, e congele a segunda porção refogada. O tempo de preparo de qualquer porção dupla é só um pouco maior e economiza seu tempo.


Aquele acém picado na pressão com legumes, também pode ser dobrado a quantia, quando estiver pronto vc decide se congela em pedações ou desfia e congela para uma próxima mistura, recheio de torta ou croquete.

Fora o aproveitamento das sobras, como o frango do domingo, o peru de natal, a feijoada do evento, os ovos de páscoa...

Você só precisa ter embalagem adequadas (leia-se: potes plásticos próprios de freezer e sacos plásticos adequados). Nada de guardar aquele pote de margarina para congelar alimentos, nem o saco usado da feira livre/sacolão!

E no caso de congelar em saco plástico, precisará também ter a bomba de tirar o ar como a da imagem abaixo.

Já falei dela aqui

Uma das coisas mais importantes no congelamento, é não esquecer oque vc tem, pq esquecimento gera desperdício e vencimento. 

Maioria dos alimentos congelados muda de aparência, então hoje vc se lembra que colocou um frango desfiado no freezer, mas daqui 1 mês saberá que aquele saco plástico tem frango desfiado dentro? NÃO!

Regra N° 1:
Tem que rotular tudo que vai para o freezer.


Pode usar etiqueta adesiva de computador, ou fita crepe (Fita crepe é ótima para rotular potes plásticos, é fácil de retirar depois sem deixar marcas e reutilizar o pote).


Eu uso etiquetas apenas em sacos plásticos. ok?!

E como nossa cozinha merece um mimo, eu preparei etiquetas para serem impressas, com espaço para escrever a mão o nome do produto congelado e espaço para a data.

Quer também? é só fazer Download aqui nesse link, disponibilizei um arquivo .pdf, 

Tamanho A4
Colorido
Cabe certinho em etiqueta Pimaco A4367 e depois corte com estilete nas linhas cinza. E deixei dentro de um potinho na cozinha pra usar sempre.

PS: Cuidado com a caneta que for usar, use esferográfica normal tipo BIC. Canetinhas tendem a borrar com a umidade do freezer.

Depois retorno com mais dicas sobre congelamento.


Já foi la no facebook participar do sorteio do Home Spray?




Corre que ainda ta valendo!




É só curti a página no Facebook 

E depois escrever embaixo da foto "Eu quero"

15 comentários :

  1. Nossa eu amei as dicas, muitas coisas eu não sabia que podia. Amei os bacons em cubinhos. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas sra N.
    Com certeza vou usá-las!!
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas.
    A partir dessa semana meu cheferido quer que eu prepare o almoço, além de cuidar da casa e trabalhar para ele rsrs, ele me escravisa kkk.
    Mas ele tem razão, depois que mudamos não cozinhei mais, compro marmita pronta que nem é muito boa.
    Hoje vou ao mercado, vou dobras as quantidades e amanha passarei o dia cozinhando, afff, depois conto como foi.
    O importante é que depois estará meio caminho andado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte pra nos contar Eli, se vc pode sacrificar um dia para cozinhar e congelar as coisas é muito bom pra saúde e para o bolso.

      Só precisa mesmo se programar pro dia render.

      Boa sorte com sua escravização...rs

      Bjs

      Excluir
  4. Boa tarde Sra.N,
    venho aqui para dizer que adoro suas postagens.
    A da massa de pastel, a do cabelo no banheiro, enfim, acho suas postagens originais, criativas, "com um jeitinho próprio" da Sra.N.
    PARABÉNS......bjs e fica com Deus
    Bela

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas sobre congelamento. Aguardo ansiosa os próximos posts sobre congelamento, pois sou mãe de dois pequenos, trabalho fora e não tenho ajudante. A dica da Judite já foi o máximo. Adoro este blog!

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas sobre congelamento. Aguardo ansiosa os próximos posts sobre congelamento, pois sou mãe de dois pequenos, trabalho fora e não tenho ajudante. A dica da Judite já foi o máximo. Adoro este blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sra. N !

    Eu já fui mais animada para congelar alimentos no freezer, mas ainda uso bastante. Gosto de congelar bife e filés de frango à milanesa, apenas passados no ovo e farinha, também congelo em aberto e depois coloco nos saquinhos na quantidade necessária para o uso na refeição. Já deixo molhos prontos, feijão para facilitar. É claro que poderia usar mais, mas confesso que tenho um pouco de preguiça...
    Acompanharei as dicas, é sempre bom aprender.
    Tem sorteio lá no blog.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Ótimas dicas!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Quero as etiquetinhas pra ontem! bjooo

    ResponderExcluir
  10. Típico post para salvar e guardar! Adorei!!! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Adorei o post, também irei guardar, pois quando casar, pretendo fazer comidas congeladas, vou morar um pouco distante do trabalho, já imagino chegar do trabalho cansada e ter que cozinhar, ninguém merece...rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Como sempre dicas excelentes, eu congelo bastante coisa em casa... sempre tenho legumes congelados(bandeja para yakissoba), outros legumes que eu mesma cozinhei, algo que fiz bastante e resolvi guardar para outro dia (hoje acho que vou descongelar carne louca pro jantar...), além das carnes, que compro bastante e divido em porcões menores.

    beijos.

    Rebeca Fernandes

    ResponderExcluir
  13. Como sempre dicas excelentes, eu congelo bastante coisa em casa... sempre tenho legumes congelados(bandeja para yakissoba), outros legumes que eu mesma cozinhei, algo que fiz bastante e resolvi guardar para outro dia (hoje acho que vou descongelar carne louca pro jantar...), além das carnes, que compro bastante e divido em porcões menores.

    beijos.

    Rebeca Fernandes

    ResponderExcluir

Contato

Quer fazer contato?

caseirice@gmail.com

Fotos

As fotos do site são de autoria de Daniela/Sra. N.

Quando forem utilizadas fotos de terceiros, serão colocados os devidos créditos.

Se desejar usar alguma foto do site, solicite autorização.